“Malês”, de Antonio Pitanga: chega aos cinemas em outubro

“Malês”, de Antonio Pitanga: chega aos cinemas em outubro

Dirigido por Antonio Pitanga, o filme Malês estreia nos cinemas brasileiros no dia 2 de outubro e retrata um dos episódios mais marcantes da resistência negra no país: a Revolta dos Malês, ocorrida em Salvador, em 1835. Com roteiro de Manuela Dias, a produção conta com Camila Pitanga, Rocco Pitanga, Bukassa Kabengele, Samira Carvalho e Rodrigo de Odé no elenco.

Inspirado no livro Rebelião Escrava no Brasil, do historiador João José Reis, o longa narra as difíceis condições de vida de homens e mulheres negros na Bahia do século 19, e acompanha a mobilização de africanos muçulmanos — os malês — contra o sistema escravista. Antonio Pitanga interpreta Pacífico Licutan, um dos líderes da rebelião, que incentivava a união entre diferentes etnias e religiões para o sucesso do levante.

A Revolta dos Malês é considerada a maior insurreição urbana de pessoas escravizadas da história brasileira. Embora tenha sido reprimida com violência, o movimento deixou marcas profundas na memória coletiva e influenciou debates sobre liberdade, fé e identidade negra no Brasil.

“Eu precisava fazer essa história. É a minha contribuição à vida artística, à cultura, à minha cidadania. Havia uma necessidade muito grande de não trazer a raiva e o ódio, e sim jogar luz sobre a própria história que o Brasil não conta”, afirmou Pitanga em entrevista ao portal Alô Alô Bahia.

Além de cenas gravadas em Salvador, Cachoeira e Maricá, o filme exigiu intensa preparação do elenco, incluindo aulas de árabe, já que o idioma é usado em diversas sequências. A produção busca fugir do estereótipo da vítima passiva e revela os sonhos, afetos e estratégias dos personagens envolvidos na revolta.

Publicar comentário