Lula assina decreto que institui a TV 3.0 no Brasil, nova geração da televisão aberta
Foto: José Cruz/Agência Brasil – José Cruz/Agência Brasil
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva assinou nesta quarta-feira (27), em cerimônia no Palácio do Planalto, o decreto que regulamenta a implantação da TV 3.0 no Brasil. A nova tecnologia representa um avanço na radiodifusão aberta e gratuita, com maior qualidade de imagem e som, integração com a internet e recursos interativos. O Brasil será o primeiro país das Américas a adotar o padrão ATSC 3.0, recomendado pelo Fórum do Sistema Brasileiro de Televisão Digital (SBTVD).
Durante o evento, Lula destacou que a medida atende a uma demanda estratégica da equipe de comunicação do governo. O ministro-chefe da Secretaria de Comunicação Social (Secom), Sidônio Palmeira, classificou a iniciativa como uma questão de soberania digital. “Esse decreto representa o que vai ser a nossa visão de futuro sobre a agenda digital e tecnológica, com abertura, cooperação e soberania”, afirmou.
A expectativa é que as primeiras transmissões da TV 3.0 comecem em junho de 2026, a tempo da Copa do Mundo. A migração será gradual, iniciando pelas grandes capitais e se estendendo ao restante do país ao longo de 10 a 15 anos.
A nova geração da televisão aberta permitirá que os aparelhos venham de fábrica com uma interface que prioriza os canais abertos, corrigindo a invisibilidade causada pelas SmartTVs atuais, que favorecem aplicativos de mídia sob demanda. Além do sinal ao vivo, as emissoras poderão oferecer conteúdos sob demanda, como séries, programas e serviços públicos.
Representantes das principais emissoras participaram da cerimônia, incluindo o presidente da Empresa Brasil de Comunicação (EBC), André Basbaum, que destacou o papel da TV Brasil e do Canal Gov na nova plataforma. Raymundo Barros, diretor de Estratégia de Tecnologia da Globo e presidente do Fórum SBTVD, afirmou que a TV 3.0 “simboliza a renovação de um compromisso histórico da radiodifusão com a informação, a cultura e a ética”.
Fonte: Agencia Brasil















Publicar comentário