Crédito: Guga Melgar
Comédia dramática inédita de Luiz Carlos Góes reflete, com humor ácido e confissão, sobre fracasso, resistência e os bastidores do teatro
O espetáculo Sombras no Final da Escadaria, estrelado por Vannessa Gerbelli e dirigido por Amir Haddad, estreia no dia 5 de julho no Teatro Sérgio Cardoso, em São Paulo, e marca a apresentação da última obra inédita do dramaturgo Luiz Carlos Góes (1944–2014), conhecido por seu humor ácido e olhar crítico sobre os comportamentos humanos. O espetáculo será aos sábados e domingo, sempre as 18h.
A trama gira em torno de uma atriz sem nome, como escolheu o autor, que, após uma estreia desastrosa, decide ocupar o teatro e anuncia que só sairá dali à força. O espetáculo que ela apresenta à plateia é uma mistura de embromação cômica e confissão emocional, alternando entre o absurdo, o humor rasgado e momentos de profundo desabafo.
Aos poucos, o nonsense dá lugar a uma fala direta, dolorida e provocadora, expondo camadas de frustração, misoginia, abusos e a solidão de quem insiste em fazer arte em um país que frequentemente ignora sua cultura.
“As questões da submissão e objetificação femininas ( importante dizer que hoje já se fala de muitos homens que passaram por isso também) me mobilizam desde criança. Quando li essa peça, me deliciei com o humor absurdamente corajoso do Luiz Carlos em seu auge, mas também reconheci a denúncia e o grito dessas pessoas, sobretudo mulheres, que ecoam em minha subjetividade há tanto tempo.
Além disso, Trabalhar com Amir é sempre meu maior prazer no teatro. Fico muito feliz de trazer essa obra a São Paulo, onde comecei minha carreira”. complementa, a atriz Vannessa Gerbelli.
Sombras no Final da Escadaria é um convite à reflexão: como seguir adiante após o fracasso? Que sombras rondam uma mulher artista, sozinha no palco, diante da expectativa de um público?
Ficha Técnica
Texto – Luiz Carlos Góes
Direção – Amir Haddad
Com Vannessa Gerbelli
Iluminação – Paulo Denizot
Assistência de direção – Máximo Cutrim
Trilha sonora – Máximo Cutrim e Vannessa Gerbelli
Figurino – Vannessa Gerbelli
Assistência de figurino – Ciça Fillon
Fotos originais – Guga Melgar
Design São Paulo – Jayme Koatz
Design original – Antônio Kvalo
Direção de arte original – Beli Araújo
Operação de luz – Nic Matheus
Livro da peça – Editora O Sexo da Palavra
Produtores – Françoise Fillon e Joaquim Vicente
Produção – Grupo Prismma e Teatro da Gente
Realização – Gelsomina Produções Artísticas
Serviço
Sombras no Final da Escadaria
Temporada: 5 a 27 de julho de 2025, sábados e domingos, às 18h
Ingressos: R$ 90 (inteira) | R$ 45 (meia-entrada) | Sympla
Local: Teatro Sérgio Cardoso – Sala Paschoal Carlos Magno | Rua Rui Barbosa, 153 – Bela Vista – São Paulo/SP
Duração: 1h20
Classificação etária: 16 anos
Capacidade: 143 lugares + 6 espaços para cadeirantes
Sobre o Teatro Sérgio Cardoso
Localizado no boêmio bairro paulistano do Bixiga, o Teatro Sérgio Cardoso mantém a tradição e a relevância conquistada em mais de 40 anos de atuação na capital paulista. Palco de espetáculos musicais, dança e peças de teatro, o equipamento é um dos últimos grandes teatros de rua da capital, e foi fundamental nos dois anos de pandemia, quando abriu as portas, a partir de rígidos protocolos de saúde.
Composto por duas salas de espetáculo, quatro dedicadas a ensaios, além de uma sala de captação e transmissão, o Teatro tem capacidade para abrigar 827 pessoas na sala Nydia Licia, 149 na sala Paschoal Carlos Magno, além de apresentações e aulas de dança no hall do teatro.
Sobre a Amigos da Arte
A Associação Paulista dos Amigos da Arte é uma Organização Social de Cultura que trabalha em parceria com o Governo do Estado de São Paulo desde 2004. Música, literatura, dança, teatro, circo e atividades de artes integradas fazem parte da atuação da Amigos da Arte, que tem como objetivo fomentar a produção cultural por meio de festivais, programas continuados e da gestão de equipamentos culturais públicos. Em seus 20 anos de atuação, a Organização desenvolveu mais de 70 mil ações que impactaram mais de 30 milhões de pessoas.
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