Arquivo da TV: Federrico — A série do Kiko de Chaves

Pouco tempo depois de deixar o elenco dos programas de Roberto Gómez Bolaños, Carlos Villagrán — eternamente lembrado como o Quico de Chaves — lançou sua própria série: Federrico (exibida no Brasil com o nome de Kiko). A série “Federrico”, estrelada por Carlos Villagrán (o Kiko de Chaves), foi exibida no Brasil, mas com o título “Kiko, o Menino do Jornal”. A série foi transmitida pela Rede Bandeirantes, estreando em 25 de março de 1991.

A produção venezuelana foi transmitida pela RCTV entre 1982 e 1983 e marcou a primeira grande tentativa do ator de se firmar em carreira solo após sua saída turbulenta do universo criado por Chespirito.

Criada, roteirizada e estrelada por Villagrán, Federrico também contou com a presença de Ramón Valdés, o eterno Seu Madruga, que participou da primeira temporada interpretando Don Moncho — um personagem extremamente semelhante ao que fazia nos tempos de Televisa. Porém, devido à baixa repercussão da série, Valdés deixou o elenco após a primeira leva de episódios.

Embora tenha começado com uma recepção razoável do público venezuelano, a série foi duramente criticada por sua semelhança com El Chavo del Ocho (Chaves, no Brasil). Muitos dos personagens e situações eram considerados cópias diretas do programa mexicano. Isso levantou acusações de plágio, e, para grande parte dos fãs, Federrico era apenas uma versão genérica de Chaves.

Ao todo, a série teve duas temporadas e apenas 29 episódios. Apesar do insucesso, ainda é considerada a produção solo mais destacada da carreira de Villagrán. Um spin-off chamado As Novas Aventuras de Federrico foi lançado em 1984, mas também não obteve êxito.

No Brasil

No Brasil, Kiko estreou pela Rede Bandeirantes no dia 25 de março de 1991. O público brasileiro, que já conhecia e amava o personagem Quico em Chaves, rapidamente notou as semelhanças entre as duas produções.

Apesar de ser um programa infantil, a série teve uma recepção mista no Brasil, com audiência variando entre 3 e 5 pontos. 

Personagens de Federrico e suas semelhanças com Chaves:

  • Kiko (Carlos Villagrán): praticamente o mesmo Quico, mas com nome e roupa diferentes por questões legais.
  • Don Moncho (Ramón Valdés): idêntico ao Seu Madruga, mas sem filha.
  • Dona Carlota: mãe de Kiko, parecida com Dona Florinda.
  • Pichico: semelhante ao Nhonho.
  • Marucha: lembra a Chiquinha.
  • Patty: parecida com a Pópis.
  • Yoyo: muito semelhante ao próprio Chaves.
  • Professora Milagros: equivalente à Professora Girafales.
  • Don Salomón: uma mistura de Senhor Barriga (mas magro) com o próprio Professor Girafales, já que é namorado de Dona Carlota.

Mesmo sendo uma tentativa legítima de Villagrán de manter o sucesso do personagem que o consagrou, Federrico acabou sendo mais lembrado como uma “cópia mal disfarçada” de Chaves do que como um projeto original. Ainda assim, para os fãs mais curiosos do universo criado por Chespirito, a série é um documento histórico curioso e, de certa forma, nostálgico.

Veja vídeo do programa gravado na Venezuela

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *