foto: cartaz divulgação fime Baby
Por Redação
A Academia Brasileira de Cinema divulgou nesta quinta-feira (14) os 16 filmes nacionais habilitados a concorrer à indicação brasileira na categoria de Melhor Filme Internacional no Oscar 2026. A seleção acontece em duas etapas: no dia 8 de setembro, serão escolhidos seis finalistas; e em 15 de setembro, será anunciado o título que representará o Brasil na premiação.
Entre os destaques estão O Agente Secreto, de Kleber Mendonça Filho, vencedor de três prêmios em Cannes, incluindo melhor direção e melhor ator para Wagner Moura; Baby, de Marcelo Caetano, premiado na Semana da Crítica de Cannes; e O Último Azul, de Gabriel Mascaro, que levou o Urso de Prata em Berlim.
A lista também inclui obras populares como Homem com H, cinebiografia de Ney Matogrosso dirigida por Esmir Filho, que levou mais de 600 mil pessoas aos cinemas, e Vitória, protagonizado por Fernanda Montenegro, que reacende o desejo do público por uma revanche após a derrota no Oscar de 1999.
Com diversidade de estilos e temas, os filmes inscritos transitam entre dramas familiares, thrillers políticos, documentários musicais e narrativas distópicas. A seleção final será enviada à Academia de Artes e Ciências Cinematográficas dos Estados Unidos, que divulgará os indicados em 22 de janeiro de 2026. A cerimônia do Oscar está marcada para 15 de março.
Veja lista completa Aqui
Trailer de O agente secreto
Trailer de Baby
Deixe um comentário