“Inópia Humanoide” encerra temporada no Teatro Glauce Rocha no Rio
Por redação
Últimas apresentações do espetáculo acontecem até 31 de agosto, no Centro do Rio
Entre crítica social e humor ácido, o monólogo “Inópia Humanoide”, escrito e dirigido por Ivan Martins e interpretado por Mário Cardona Jr., entra em sua reta final no Teatro Glauce Rocha, no Centro do Rio. A temporada termina no dia 31 de agosto, com sessões de quarta a sábado, às 19h30, e domingo, às 18h30.
A montagem aborda questões universais como empatia, intolerância, fundamentalismo religioso e segregação, provocando o público a refletir sobre os mecanismos de exclusão social e a violência contra minorias.
Segundo o autor e diretor Ivan Martins, a peça nasceu em um contexto de forte polarização política e emocional, mas segue atual. “O texto não fala de ninguém em especial, mas a história se repete de forma tão viciosa que acabou profetizando o que aconteceu e continua acontecendo em várias partes do mundo”, explica.
No palco, Mário Cardona Jr., atualmente no elenco da série Paulo, o Apóstolo, da TV Record, dá vida a um personagem que transita entre fragilidade e força, explorando nuances psicológicas e existenciais.
“Antes de atuar em Inópia Humanoide, passei anos pesquisando textos de monólogo e nenhum me tocou, nem me fez sentir desafiado como ator. Esse espetáculo, no entanto, tem um poder de transformação. Acredito que até mesmo o papel que interpreto na novela trouxe mais humanização para a peça, porque o público costuma me dizer o quanto se sente tocado pela mensagem”, conta o ator.
Para ele, a experiência vai além da cena: “Fazer uma peça com um tema tão complexo é, para mim, um chamado. A cada apresentação percebo, pela resposta do público, que Inópia Humanoide não é apenas um monólogo, mas também uma missão que tenho, enquanto artista, de propagar essa mensagem”.
Com mais de 20 apresentações já realizadas em cidades como Rio de Janeiro, João Pessoa, Recife e São Paulo, “Inópia Humanoide” chega ao fim de sua temporada carioca. A produção é assinada pela Cristos Produções e Cia Popular Versátil, com realização da E-Go-Cênicos.
Encontro para os fãs e admiradores
Além das apresentações, no dia 30 haverá um meeting especial com o ator Mário Cardona Jr. e o diretor Ivan Martins. Em um bate-papo descontraído, eles vão conversar com o público sobre bastidores, inspirações e curiosidades da montagem. Os detalhes do encontro serão divulgados no Instagram oficial da peça, @inopiahumanoide.
Sobre os criadores:
Mário Cardona Jr. tem carreira consolidada no teatro, musicais, óperas, cinema e televisão. No audiovisual, atuou no longa Caminho de Pedras e em novelas como Mandacaru (Rede Manchete) e Nos Tempos do Imperador (TV Globo). Recentemente, participou da série Reis (Record) e de Paulo… o Apóstolo.
Ivan Martins, psicanalista, dramaturgo e produtor, possui trajetória com trabalhos no Brasil e na Itália. É fundador da Go-Cênicos Criações e Produções Cênicas e vencedor do Prêmio Sesi Arte Criatividade em dramaturgia.
Serviço
Inópia Humanoide
Dias: 27, 28,29,30 e 31 de agosto
Quarta a sábado, às 19h30 | Domingo, às 18h30
Local: Teatro Glauce Rocha – Sala Murilo Miranda
Endereço: (Av. Rio Branco, 179 – Centro, Rio)
Classificação: 18 anos
Valor: R$ 60, inteira | R$30 meia
Ingressos: Sympla
Mais informações: @inopiahumanoide














Publicar comentário