Plantão da Globo interrompe programação para anunciar condenação de Bolsonaro pelo STF
Foto: Lula Marques
Na tarde desta quinta-feira (11), a tradicional vinheta do Plantão da Globo voltou a soar em rede nacional, interrompendo a exibição do filme A Sogra Perfeita durante a Sessão da Tarde. O motivo: a formação de maioria no Supremo Tribunal Federal (STF) para condenar o ex-presidente Jair Bolsonaro por tentativa de golpe de Estado e outros quatro crimes2.
Às 15h42, William Bonner surgiu na tela com tom grave e direto: “3h41 da tarde, horário de Brasília, o voto da ministra Cármen Lúcia acaba de formar maioria para condenar o ex-presidente Jair Bolsonaro por organização criminosa. A ministra continua expondo seu voto”.
A notícia, considerada histórica, marca a primeira vez que um ex-presidente brasileiro é condenado por tentativa de golpe. Além de Bolsonaro, outros sete aliados foram considerados culpados por crimes como organização criminosa armada, tentativa de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, dano qualificado e deterioração de patrimônio tombado.
Nas redes sociais, a repercussão foi imediata. Internautas relataram susto com a vinheta do plantão e comentaram a gravidade do anúncio. “Bonner vindo matar a gente do coração com o Plantão da Globo mostrando o voto da Cármen Lúcia”, escreveu um usuário no X (antigo Twitter).
Com o fim da votação, o STF iniciou a fase de dosimetria das penas, que definirá o tempo de prisão para cada réu. Bolsonaro, que já cumpre prisão domiciliar com tornozeleira eletrônica, pode receber pena superior a 40 anos, dependendo da avaliação dos ministros.
A prisão definitiva, no entanto, só será efetivada após o julgamento de recursos. Até lá, o caso segue como um dos mais emblemáticos da história política e judicial do país.















Publicar comentário