Prêmio Shell de Teatro abre inscrições para Destaque Nacional e valoriza produções fora do eixo Rio-SP

Estão abertas as inscrições para a categoria Destaque Nacional do Prêmio Shell de Teatro, uma das mais tradicionais e longevas premiações da cena teatral brasileira. Criada para reconhecer produções realizadas fora do eixo Rio-São Paulo, a categoria contempla espetáculos que tenham estado em cartaz entre 1º de novembro de 2024 e 31 de outubro de 2025 em qualquer outra cidade do país. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas até o dia 15 de novembro pelo site oficial: shell.com.br/pst.

Lançado em 1988, o Prêmio Shell de Teatro é promovido pela Shell Brasil há mais de três décadas, reconhecendo a excelência e a diversidade das artes cênicas no país. A categoria Destaque Nacional foi criada em 2023 com o objetivo de ampliar o alcance da premiação e dar visibilidade a artistas e coletivos que movimentam a cena cultural em outras regiões.

“O teatro brasileiro pulsa em diferentes territórios e linguagens. A categoria Destaque Nacional foi criada para refletir essa multiplicidade e ampliar o alcance da premiação. É uma forma de reconhecer artistas que movimentam a cena cultural em todo o país”, afirma Glauco Paiva, gerente executivo de Comunicação e Marca da Shell Brasil.

Para participar, os espetáculos devem cumprir critérios como ter realizado no mínimo seis apresentações públicas presenciais, serem voltados ao público adulto, terem sido encenados presencialmente (formato virtual não é aceito) e serem de grupos ou profissionais com, no mínimo, três anos de atuação comprovada. Além da ficha de inscrição, é necessário o envio de link com o espetáculo completo, preferencialmente via YouTube ou Vimeo, com acesso aberto ou por senha.

Na última edição, o Grupo Pavilhão da Magnólia, de Fortaleza (CE), venceu a categoria com a peça “A Força da Água”. O reconhecimento teve impacto direto na trajetória do coletivo. “Receber o Prêmio Shell de Teatro – Destaque Nacional teve um impacto profundo para o Grupo Pavilhão da Magnólia. Atuando há mais de duas décadas desde o Ceará, esse reconhecimento reafirma nosso compromisso com o território de onde viemos, com nossas formas de criação coletiva e com os temas que nos atravessam.

Em um país onde políticas públicas para pesquisa e continuidade artística são escassas, ser premiado nos fortalece e nos impulsiona a seguir resistindo e produzindo. Além do simbolismo, o prêmio amplia nossa visibilidade, contribui para a abertura de novos mercados, ativa diálogos com outros circuitos e potencializa articulações nacionais”, explica Nelson Albuquerque, ator e fundador do grupo.

O ator e produtor Jota Junior complementa: “O Prêmio Shell de Teatro ocupa um lugar simbólico no imaginário de muitos artistas desde que começam a fazer teatro no Brasil. Por muito tempo, ele parecia restrito a quem conseguia circular pelos grandes centros, especialmente Rio de Janeiro e São Paulo. A criação da categoria Destaque Nacional representa, sem dúvida, um avanço importante ao ampliar o olhar da premiação e reconhecer outras formas de produção, organização e criação artística espalhadas pelo país. Essa abertura lança luz sobre trajetórias consistentes, muitas vezes invisibilizadas, e sobre cenas que resistem mesmo em contextos de precariedade. O teatro brasileiro é vasto, diverso e pulsante em todas as regiões.”

O júri responsável pela seleção dos espetáculos inscritos é composto por profissionais de reconhecida atuação nas artes cênicas: Dane de Jade (atriz, pesquisadora e gestora cultural), Giovana Soar (atriz, diretora, tradutora e curadora), Guilherme Diniz (pesquisador, crítico cultural e professor) e Marcio Meirelles (encenador, dramaturgo e gestor cultural).

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *